O conjunto compacto está instalado entre o motor e a transmissão secundária (braço oscilante com cardã integrado). A caixa de velocidades completa apenas 13 kg.
A caixa de velocidades helicoidal extremamente rígida não só significa que os dentes funcionam de forma muito mais suave devido à engrenagem mais delicada, como também significa que as mudanças engrenam mais suavemente. A precisão sente-se claramente durante as passagens de caixa. Nas motos convencionais, a caixa de velocidades é acionada ao deslocar os carretos sobre os veios, enquanto que no sistema de transmissão helicoidal da caixa de velocidades da BMW Motorrad é efetuada através de uma transmissão constante com três mangas deslizantes: assim, os carretos estão constantemente engrenados e são ativados indiretamente. A vantagem das mangas deslizantes é serem mais leves e estreitas do que os carretos da transmissão, sendo assim mais fácil engrenar as mudanças ao longo das forquilhas de transmissão e dos veios. Desta forma, as distâncias de engrenagem das mudanças são muito curtas e precisas. Para melhorar a otimização do peso e facilitar o funcionamento, o tambor do seletor da caixa de velocidades é oco e montado sobre rolamentos esféricos.
Os carretos livres estão montados em rolamentos de agulhas de baixa fricção, enquanto que os veios estão montados em rolamentos esféricos. Estes são os designados “rolamentos limpos” que evitam a entrada de sujidade e permitem intervalos de manutenção mais alargados, necessitando de substituir o óleo da caixa de velocidades apenas em intervalos de 40 000 km.
O veio da caixa de velocidades surge à esquerda do bloco, facilitando assim a instalação dos veios de engrenagem até ao pedal nas mudanças instalado no pousa-pés.
O excelente escalonamento da caixa de seis velocidades com uma relação de transmissão curta proporciona prestações impressionantes. A caixa de velocidades está equipada de série com um potenciómetro, para que as mudanças engrenadas possam ser apresentadas no ecrã multifunções. Para otimizar as operações de manutenção, o potenciómetro pode ser substituído sem necessitar de retirar a caixa de velocidades.
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