Independentemente de seres um motociclista iniciado ou experiente, o ABS torna a travagem mais fácil e segura em piso molhado, em situações de emergência, quando estás a conduzir com passageiro e quando transportas bagagem. Basicamente, em qualquer situação. Isto permite obter uma distância de paragem ideal, em qualquer situação, sem o risco de queda devido ao bloqueio das rodas.
Consoante o tipo de moto, são utilizados vários sistemas de travagem ABS da BMW Motorrad: ABS ou ABS com função parcial-integral. Ambos os sistemas impedem que as rodas bloqueiem numa situação de travagem de emergência através do controlo eletrónico do sistema hidráulico. Para tal, os sensores das rodas medem a velocidade à qual as rodas dianteira e traseira estão a rodar e podem identificar imediatamente se alguma roda está a bloquear. Os sensores encaminham o impulso de medição para um processador, que ativa um modulador de pressão no circuito de travagem hidráulico da roda dianteira ou traseira. O modulador de pressão acionado reduz a pressão de travagem numa fração de segundo e depois volta a aumentá-la. Isto garante que seja feito precisamente o nível de pressão de travagem necessário no sistema de travagem da roda correspondente, dentro da margem de controlo do ABS, para conseguir parar a roda sem atingir o limite de bloqueio.
O ABS Integral BMW Motorrad funciona com um servofreio na versão I-ABS I. Uma bomba hidráulica elétrica ajuda a efetuar a pressão no travão que é gerada pela manete de travão e cilindro. Nos modelos construídos a partir de 2007, é instalado um novo sistema regulador mais preciso, que funciona sem servofreio (I-ABS II). Com sistemas de travagem parcialmente integrais, a manete de travão aciona os travões das duas rodas, enquanto o pedal de travão aciona apenas o travão da roda traseira. Os sistemas ABS são uma clara melhoria de segurança em comparação com os sistemas de travagem convencionais, como é frequentemente descrito nos testes de motos.
O sistema eletrónico de controlo e o sistema hidráulico do servofreio e o sistema de travagem antibloqueio encontram-se no modulador de pressão central do travão integral. Um total de três processadores garante o nível de segurança mais elevado do sistema. Dois microcontroladores controlam o sistema de controlo em paralelo, enquanto um terceiro monitoriza o processo. Sempre que a ignição é ligada, o sistema realiza um autoteste, durante o qual as luzes do indicador do ABS piscam no painel de instrumentos. Estas luzes desligam-se automaticamente assim que os sensores de velocidade transmitem um sinal correspondente e o sistema funciona sem falhas.
Para uma utilização em todo-o-terreno, o ABS BMW Motorrad pode, consoante os modelos, ser desligado ao premir o botão ABS durante o autoteste.
+ Ler mais

Ainda mais tecnologia em pormenor

spinner