O BMW Motorrad Race ABS é um sistema totalmente novo, muito mais leve do que os anteriores sistemas parcialmente integrados. Equipado com uma unidade de comando com apenas 1,5 kg e registando um peso total de apenas 2,5 kg, é a solução ideal para as motos superdesportivas. Além do peso reduzido, o sistema caracteriza-se acima de tudo pela melhoria da capacidade de resposta.
Isto é possível pela utilização de quatro sensores de pressão perfeitamente ajustados entre si e com todo o sistema. Em conjunto com um elaborado detetor de elevação da roda traseira, permite que o sistema identifique, com mais precisão do que o sistema anterior, a diferença entre um ressalto na estrada e o bloqueio da roda traseira. Quando a manete de travão é acionada, são ativados os discos de travão dianteiros, sendo aplicada apenas uma ligeira pressão no travão traseiro. O pedal de travão aciona apenas o travão da roda traseira. Nos Modos de Condução "Race" e "Slick", a deteção de elevação da roda traseira não afeta a ação da travagem. O modo "Slick" permite que motociclistas experientes realizem derrapagens controladas sem terem que abdicar das vantagens de um sistema de ABS na roda dianteira.
O recurso a um quarto sensor de pressão instalado no circuito da roda dianteira permite uma regulação mais sensível da pressão de travagem na roda dianteira, em comparação com o anterior sistema de ABS II integral da BMW, pois os valores de pressão nos circuitos de controlo e da roda podem ser comparados diretamente entre si. Assim, é possível obter um ponto de pressão e uma capacidade de controlo perfeitos. Em situações especiais, é possível desativar o BMW Motorrad Race ABS separadamente.
Embora o novo sistema, tal como qualquer outro sistema de ABS, não consiga contrariar as leis da física, o novo sistema BMW Motorrad Race ABS oferece uma ajuda muito valiosa e um grande incremento do nível de segurança do motociclista.
+ Ler mais

Ainda mais tecnologia em pormenor

spinner