Em vez de funcionar como um sistema autossuficiente, o Dynamic ESA pode comunicar utilizando os outros sistemas de controlo – BMW Motorrad ABS e o Controlo Automático de Estabilidade (ASC). As configurações básicas do Dynamic ESA também estão associadas aos Modos de Condução "Rain", "Road", "Dynamic", "Enduro" e "Enduro Pro", que podem ser facilmente ativados através de um botão. Em cada Modo de Condução, é aplicada uma afinação de amortecimento recomendada pelos especialistas da BMW Motorrad. O condutor pode adaptar a coordenação entre o Dynamic ESA, o comando do motor (características), ABS e ASC à situação de condução, ao selecionar os modos preferidos com as respetivas configurações. Além disso, a afinação de amortecimento pode ser personalizada em todos os modos de acordo com as preferências de cada um, entre "Soft", "Normal" ou "Hard". Consoante as necessidades, a carga é ajustada para uma pessoa, uma pessoa com bagagem ou duas pessoas.
No modo "Rain", os elementos de mola utilizam uma afinação básica suave. O sistema ASC está configurado no modo "Rain" para realizar uma intervenção de controlo antecipada para garantir a máxima segurança possível. O sistema ABS está configurado para uma utilização em estrada.
Ao selecionar o modo "Road", o Dynamic ESA vai apresentar uma afinação com mais rigidez. O sistema ASC garante uma tração ideal em estradas secas e o ABS também está configurado para uma utilização em estrada.
No modo "Dynamic", o BMW Dynamic ESA apresenta uma afinação de amortecimento ainda mais rígida, perfeitamente adaptada a uma condução desportiva durante a utilização em estrada. Com este perfil de utilização, o ASC tem características ainda mais rígidas e até permite uma ligeira derrapagem para os condutores mais experientes. A configuração do ABS também é adaptada para uma utilização de estrada, bem como uma resposta de aceleração mais dinâmica do motor.
A posição "Enduro" destina-se à condução em todo-o-terreno com uma configuração de amortecimento concebida para favorecer a máxima tração. Desta forma, o ASC permite uma maior derrapagem da roda traseira pelo que é possível uma ligeira sobreviragem em todo-o-terreno. A configuração do ABS foi concebida para uma condução em piso solto, como gravilha, com pneus de estrada e um acréscimo da possibilidade de derrapagem da roda traseira. O sistema ABS recorre à função integral-parcial como acontece em estrada, ou seja, quando o travão da roda dianteira é acionado, uma parte da força de travagem também é canalizada para o travão traseiro. A estratégia de controlo foi concebida para que o bloqueio das rodas seja evitado, mas permita um bom nível de desaceleração.
Os condutores podem utilizar o modo "Enduro Pro" concebido para uma utilização todo-o-terreno mais exigente com recurso a uma chave de código adicional. Isto permite uma afinação com mais potência. Neste modo, que foi concebido para utilização em todo-o-terreno apenas com pneus cardados, os condutores mais experientes podem derrapar deliberadamente com a roda traseira porque o sistema ASC está ajustado para uma utilização profissional de Enduro. O sistema ABS apresentação também uma configuração especial para permitir a condução em piso solto com pneus cardados. Além disto, o controlo ABS é desativado na roda traseira sempre que é acionado o travão da roda traseiro, o que permite derrapagens em travagem antes das curvas mais sinuosas, por exemplo.
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