Tanto as bainhas como a mesa de direção são de alumínio o que faz com que as superfícies quase se fundam quando sujeitas a pressão. Contudo, as massas não suspensas não são inferiores às registadas numa forquilha convencional. Embora as bainhas deslizantes que funcionam no interior do sistema invertido tenham um diâmetro inferior ao que é utilizado no formato convencional, são construídas em aço reforçado. Por este motivo, o peso é igual ou por vezes superior ao verificado nas forquilhas convencionais construídas em alumínio ou até mesmo magnésio. A vantagem determinante resulta de um curso muito longo da bainha deslizante na bainha fixa.
Por exemplo, a F 800 GS da BMW Motorrad está equipada com uma forquilha invertida da marca Marzocchi com bainhas fixas em alumínio anodizado e bainhas interiores em liga de aço de manganésio com um diâmetro de 45 mm para oferecer uma resposta sensível e a máxima estabilidade mesmo sobre cargas elevadas. A mesa de direção torna as bainhas exteriores mais rígidas permitindo que suportem maiores esforços, como acontece geralmente na condução todo-o-terreno, proporcionando excelentes resultados. Nem a forquilha telescópica, nem a forquilha invertida podem ser ajustadas na expansão ou compressão.
No modelo superdesportivo da BMW, a S 1000 RR, a suspensão da roda dianteira está equipada com uma forquilha invertida com um diâmetro de 46 mm nas bainhas. Esta medida proporciona uma estabilidade consideravelmente superior durante a travagem e uma melhor leitura do piso em comparação com a medida convencional de 43 mm. A coluna de direção, feita em alumínio leve, está montada sobre dois conjuntos de rolamentos e duas mesas de direção de alumínio forjado de peso reduzido.
É possível variar a posição da altura das bainhas para afinar a altura da seção dianteira. A distância total de 15 mm permite baixar a frente até ao limite de 5 mm ou subir a dianteira até 10 mm. A forquilha invertida está equipada no seu interior com cartuchos. Ou seja, um sistema hidráulico de êmbolo-cilindro independente, permitindo regular tanto a pré-carga como a expansão e compressão. O curso total da mola é de 120 mm, com um curso positivo de 75 mm e negativo de 45 mm. É possível selecionar entre 10 posições de afinação para regular a pré-carga da mola, expansão e compressão. Desta forma, não é preciso contar os habituais “cliques”, e a configuração atual não sofre alterações. Além disso, as fases de expansão e compressão são diferenciadas pela sua cor.
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