Mais depressa do que o gelo permite.

Robert Gull é detentor do recorde mundial para o cavalinho mais rápido sobre o gelo.

A estrada não basta. Como em quase toda a Escandinávia, a época do ano em que se pode andar nas estradas na Suécia é muito reduzida. No terreno acidentado do norte, a neve, o gelo e as temperaturas abaixo de zero dão o mote durante mais de metade do ano. No entanto, os lagos que ficam congelados abrem muitas novas oportunidades para os pilotos como Robert, de 25 anos. Os lagos não passam de água – água endurecida. Só é preciso ter um pouco de criatividade na oficina, pneus com tachas, um espírito brincalhão e muita coragem...

Recorde mundial persegue recorde mundial.

"Cavalinho em motociclo mais rápido sobre o gelo" Robert Gull.

Recorde mundial persegue recorde mundial.

A coragem de Robert garantiu-lhe um lugar no Livro de Recordes Mundiais do Guinness de 2016 por ter feito o "cavalinho em motociclo mais rápido sobre o gelo". Em 2014, já havia estabelecido um recorde mundial com uma Honda – 183,3 km/h ao longo de 100 metros. Mas Ryan Suchanek, dos EUA, bateu-o em fevereiro de 2015. Robert sabia que, se queria recuperar o recorde, precisava de uma moto com o melhor desempenho possível. Então optou por uma BMW. Depois de a Northbike, o seu principal patrocinador, o pôr em contacto com a BMW Suécia, foi fornecida uma S 1000 RR para a sua tentativa seguinte. O resultado: uma velocidade de 206,09 km/h ao longo de 100 metros, sobre uma roda!

+ Ler mais

Uma marca mágica, fragmentada como o gelo.

Uma marca mágica, fragmentada como o gelo.

"Foi uma sensação fantástica bater novamente o recorde. Sobretudo porque, desta vez, também fui o primeiro a superar a marca dos 200 km/h numa roda e sobre o gelo. Bem sei que haverá outras pessoas a tentar bater este recorde. Desejo-lhes boa sorte. A competição constante é o que, em última análise, nos torna cada vez mais rápidos. Agora cabe a outro piloto mostrar do que é capaz. E depois é a minha vez de novo, e aí por diante."

+ Ler mais

Uma frota cheia de paixão.

Uma frota cheia de paixão.

Mas Robert sabe o quanto deve ao pai, Anders, seu constante apoio e inspiração. Anders foi campeão sueco de motocross e tem uma garagem cheia de "brinquedos" com os quais ele e Robert podem andar em qualquer clima. Há uma moto de corridas de 600 cc, uma Supermoto de 450 cc e uma moto de motocross com pneus cardados alinhados uns ao lado dos outros. E, no canto, uma crosser modificada com uma ciclística rebaixada adicionada à parte traseira. Agora parecida com uma moto de neve, foi sem dúvida pensada para a diversão e a aventura na neve profunda.

+ Ler mais

Gelo fresco e uma moto nova.

Além disso, a recordista S 1000 RR sofreu algumas modificações: para velocidades rápidas na areia, Robert colocou um pneu Motocross de 17 polegadas na jante RR original da roda dianteira e uma pá de areia cruzada na jante ATV de 12 polegadas atrás. Robert até estendeu o braço oscilante traseiro para praticar drift. Mas isso é outra história.
A última novata do "estábulo de corrida", no entanto, é uma S 1000 XR equipada com grampos de gelo. Agora, o prazer de conduzir e o lago em Årsunda estão à espera. Foi aí que Robert estabeleceu o recorde mundial do Livro do Guinness. Mas como é que esta moto grande, com os seus 228 kg e 160 cavalos, irá lidar com o gelo?
Ao descarregar a XR da carrinha perto do lago, Robert mostra-se concentrado e tenso. As temperaturas de janeiro invulgarmente amenas permitiram que a neve derretesse completamente e que muitos lagos descongelassem. Robert também está preocupado com o gelo de duas camadas. Este ocorre quando a camada superior de gelo derrete e a camada de água derretida que se forma volta a congelar durante a noite, surgindo uma fina camada à superfície sobre o gelo grosso subjacente e a água parada. Embora não sejam as condições ideais, Robert ainda quer experimentar com a XR.
+ Ler mais
«
Estar perto da morte é o momento em que me sinto mais vivo.
»

Robert Gull

Assim que as tachas perfuram a fina camada superior, o gelo fino nas margens do lago racha sob o peso da dinâmica moto desportiva de aventura. No entanto, o gelo por baixo parece estar suficientemente estável. Robert aventura-se, cheio de autoconfiança. Eufórico, levanta a roda dianteira no ar num abrir e fechar de olhos. Com apenas a roda traseira no chão, corta a superfície do lago, deixando um trilho fino de fragmentos de gelo. Uma imagem impressionante.
Após o recorde mundial do Guinness com a "DoubleR", mais leve e compacta, Robert fica extremamente impressionado sobretudo com a potência e o conforto da nova XR. Provavelmente será a moto ideal para a longa viagem que está a planear fazer com o pai.
+ Ler mais

Uma moto nova para uma ideia antiga.

Uma moto nova para uma ideia antiga.

Após a sua façanha sobre o gelo, Robert ficou impressionado com a dinâmica e a potência espontânea da XR. Encaixa-se perfeitamente na sua natureza aventureira, que leva Robert a conduzir sobre o gelo uma e outra vez. Mas também ficou convencido com a posição de assento vertical da moto e o seu conforto: "Acho a BMW S 1000 XR muito interessante." O meu pai sempre quis fazer uma viagem longa até à Rússia ou na Route 66. Gostaria de fazer essa viagem com ele. Acho que a XR, com a sua capacidade de viagem, seria a moto perfeita para essa viagem."

+ Ler mais

Palavras acompanhadas de atos.

Ficar aqui na Terra.

Palavras acompanhadas de atos.

Assim que começa a haver gelo e neve na Suécia, Robert Gull modifica as suas motos com ideias louquíssimas para poder conduzir no inverno. A BMW Motorrad encontrou-se com o recordista do Guinness, que fez um cavalinho a 200 km/h no gelo para a entrevista. Mas Robert não parece nada louco quando fala. Pelo contrário, tivemos uma conversa simpática com ele sobre recordes mundiais batidos, as suas raízes, a sua carreira de piloto e a sua frota. É claro que é um bocado maluco. E ainda bem.

+ Ler mais
Mais histórias que poderão interessar-te.
Motociclos aptos.
spinner