Um olhar aos próximos 100 anos

Qual será o aspeto da moto do futuro?

O 100.º aniversário do BMW Group é uma oportunidade para comparar os primórdios históricos das duas rodas com o futuro, onde o papel da moto será completamente redefinido num mundo cada vez mais digital.

É dia 7 de março de 1916. A Bayerische Flugzeugwerke AG entra em funcionamento na Lerchenauer Strasse, na zona norte de Munique. Três anos mais tarde, Zeno Diemer estabelece o recorde mundial de altitude em 9.760 metros, com o BMW IV, o motor de avião de seis cilindros em linha.

Mais tarde, a pequena fábrica alcançará novos pontos altos em diferentes segmentos de veículos. Logo após alterar o nome para Bayerische Motoren Werke AG, a empresa começa a desenvolver a primeira moto, muito antes de entrar no setor automóvel.

O motor como elemento principal.

Quebrando com todos os protocolos, a moto BMW não tinha a geometria de uma bicicleta. O motor era o elemento central. Max Friz e a sua equipa conceberam a BMW R 32 totalmente à volta do motor.
Os destaques: um motor de dois cilindros opostos montados transversalmente em relação ao quadro, uma caixa de velocidades manual aparafusada diretamente no motor e um sistema de transmissão por cardan. Todas estas características continuam, ainda hoje, a distinguir as motos BMW equipadas com motores bicilindricos opostos.
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A BMW R 32 – a primeira moto BMW.

A BMW R 32.

Uma moto desportiva para as estradas difíceis dos anos 20. A BMW R 32 teve um grande impacto na indústria. Os motociclistas adoraram o veio de transmissão com reduzido desgaste e manutenção, que era perfeito para as poeirentas estradas de gravilha da época. Mesmo nessa época, os motociclistas já apreciavam uma condução desportiva, mas segura.
Graças ao seu design sofisticado, a BMW R 32 estabeleceu-se como um produto premium e a BMW como um fabricante de motos de turismo e desportivas de última geração. Dos EUA à América do Sul e Ásia, o nível de procura da moto cresceu em todo o mundo. Foram fabricadas quase 5000 motos em Munique, em 1928.
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Passado pouco tempo começaram a surgir as primeiras medalhas da competição. Em fevereiro de 1924, Rudolf Schleicher ganhou a subida de montanha "Mittenwalder Gsteig" na BMW R 32. Em 1937, o piloto da equipa BMW, Ernst Henne, estabelece o último de muitos dos seus recordes numa moto BMW sobrealimentada totalmente carenada: o seu recorde de velocidade de quase 280 km/h iria manter-se durante 14 anos. Em 1939, Georg "Schorsch" Meier conduziu uma BMW de competição sobrealimentada até à vitória na lendária prova Tourist Trophy na Ilha de Man, a corrida de motos mais antiga no mundo.
O motociclista britânico da BMW, Jock West, ficou em segundo lugar. Posteriormente, a BMW Motorrad celebrou a vitória no Campeonato Alemão de Motociclismo, nos Campeonatos Mundiais de Sidecar e no rali Paris-Dakar. À medida que o motociclismo ganhava popularidade, transformou-se numa atividade recreativa muito participada e a moto BMW R 80 G/S dual-sport tornou-se líder de vendas. A moto foi a antecessora da popular série GS das motos dual-sport que permanece, até hoje, como a derradeira moto para utilização em estrada e terra.
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As inovações das últimas décadas constroem a visão da empresa para os próximos 100 anos. As competências de engenharia, criatividade e o espírito pioneiro são a base para a conceção de formas sustentáveis de mobilidade pessoal que são sempre adaptadas às necessidades das pessoas. A BMW Motorrad já possui mais de 20 modelos que oferecem um vislumbre do futuro. A BMW C evolution, uma Maxi-Scooter elétrica, é um exemplo.
Qual será o aspeto final da moto do futuro? Os designers na BMW Motorrad irão apresentar a sua visão quando revelarem o seu Vision Vehicle no dia 11 de outubro, em Los Angeles. O público já teve um vislumbre da moto visonária no evento de centenário THE NEXT 100 YEARS, a 7 de março, no Pavilhão Olímpico de Munique. O primeiro dos quatro Vision Vehicles fez a sua estreia mundial no evento de arranque.
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