A Grande Evasão.

VISION NEXT 100: a moto do futuro.

A moto futurista desliza pelo auditório, com o quadro triangular negro a iluminar o logótipo azul e branco da BMW. A motociclista só usa uma viseira, que mais se parece com óculos do próximo século do que com um capacete. Para e levanta-se do banco, sem tirar os pés dos pousa-pés. A moto-visão foi apresentada na exposição "impulsos icónicos". "The BMW Group Future Experience", em estreia mundial em Los Angeles, transporta o espetador para 2130.

+ Ler mais

Uma era em que a mobilidade é ainda mais diversificada e interligada; uma era em que a digitalização assume uma forma que hoje percecionamos como surreal; uma era em que o motociclismo se torna uma experiência analógica e ao mesmo tempo extraordinariamente emocional. "É de moto que me evado da vida quotidiana. A partir do momento em que monto na minha moto, sinto apenas liberdade absoluta – A Grande Evasão", diz Edgar Heinrich, responsável de design na BMW Motorrad.

+ Ler mais

Liberdade absoluta.

Liberdade absoluta.

Juntamente com a sua equipa de design, Edgar Heinrich esboçou este cenário do futuro e, com base nele, projetou o veículo-visão da BMW Motorrad VISION NEXT. "Quando desenvolvemos um motociclo, geralmente pensamos cinco a dez anos no futuro. Por isso, espreitar mais além no futuro foi muito empolgante e estimulante para nós", comenta Edgar Heinrich. Os designers assumem que, daqui a 30 anos, a maioria dos veículos será de condução autónoma. A vida concentrar-se-á nas cidades e será organizada por meios de serviços digitais. Cada vez mais digitalizada, interligada e automatizada. Durante esta apresentação, evidencia-se a importância dos oásis analógicos, que devolvem às pessoas a sensação de liberdade.

+ Ler mais

Liberdade significa viver o ambiente com todos os sentidos e sentir forças centrífugas, a aceleração e o vento. Idealmente sem capacete nem roupa de proteção. O motociclo VISION NEXT 100 da BMW dispensa-os, porque o "companheiro digital" – uma unidade funcional composto por motociclo e a nossa versão do equipamento do motociclista – garante um alto grau de segurança. O companheiro digital atua impercetivelmente em segundo plano e intervém sempre que necessário ou desejado. "Para nós, era importante que a experiência de condução analógica continuasse inalterada. O conceito de visualização e operação atua tão discretamente que cria um movimento natural e familiar", explica Holger Hampf, responsável de design, experiência do cliente, no BMW Group.

+ Ler mais
«
"É de moto que me evado da vida quotidiana. A partir do momento em que a monto, sinto apenas liberdade absoluta – a grande evasão.
»

Edgar Heinrich

Responsável de design de motociclos da BMW

Não deixou de ser uma roadster.

Não deixou de ser uma roadster.

É tudo novo. Ainda assim, a BMW Motorrad VISION NEXT 100 capta elementos da história da BMW Motorrad: quadro triangular em preto, linhas brancas, motor boxer clássico. Visto de lado, o veículo-visão parece despido, e a ergonomia e a posição do banco estão configuradas como numa roadster. O design da dianteira é minimalista e refinado com detalhes de alta qualidade. Por cima da roda dianteira, um grande refletor metálico está integrado no quadro, que serve como guia de vento e que, com o vidro refletor integrado, garante o fluxo de ar aerodinamicamente otimizado.

+ Ler mais

Os elementos da carroçaria como o assento, a cobertura superior do quadro e o para-lamas da roda dianteira são em carbono. Duas luzes vermelhas discretas sob a carroçaria servem como luz traseira e indicador de mudança de direção. Os pneus têm uma função de amortecimento e adaptam-se ativamente ao terreno. Destaca-se o braço vermelho do balancim no guiador direito. Concebido de propósito como elemento mecânico, bloqueia ou liberta o punho do acelerador.

+ Ler mais

O quadro segue a roda.

O quadro triangular preto faz lembrar o visual da R 32 de 1923 – a primeira moto da BMW. Do ponto de vista funcional, contudo, o quadro tem pouco a ver com o original. O Flexframe é flexível e permite manobras de direção sem as articulações que conhecemos atualmente. Se os guiadores forem movidos, a totalidade do quadro muda de forma e facilita a mudança de direção. Dependendo da situação do trânsito, as forças necessárias para tal variam: as manobras de direção são especialmente fáceis com a moto parada, ao passo que o quadro endurece a altas velocidades. As superfícies estão ligadas para que ofereçam a proteção contra vento e intempéries de uma moto totalmente fechada. A superfície do quadro é feita de tecido preto mate.

+ Ler mais

Motor boxer com sistema de transmissão sem emissões.

Motor boxer com sistema de transmissão sem emissões.

No meio do quadro, está montado um motor especial, que é um elemento de estilo mas também uma recordação de coisas do passado. Na forma e no desempenho, assemelha-se ao tradicional motor BMW Boxer, mas contém a unidade de transmissão sem emissões. Em função da situação de condução, a forma exterior do motor boxer muda. Com a moto parada, fica imóvel.

+ Ler mais

Assim que se arranca, o bloco do motor projeta-se para os lados, otimizando a aerodinâmica e a proteção contra as intempéries da moto durante a viagem. O alumínio polido desta área irradia aquela vibração de alta qualidade.

+ Ler mais

Autoequilíbrio: inclinação impossível.

Uma moto não precisa de pé de apoio. Não quando os sistemas de assistência garantem o equilíbrio perfeito. O autoequilíbrio permite que a BMW Motorrad VISION NEXT 100 fique estável durante a condução e as paragens, aumentando a segurança do condutor. Também facilita a vida aos principiantes, porque vivem todas as situações de condução em segurança e não caem. Mas os motociclistas experientes também beneficiam do autoequilíbrio: com a moto ainda mais ágil, a condução ganha ainda mais dinamismo. Os sistemas de assistência também expandem as competências do condutor. Independentemente da aptidão e da prática, o motociclista pode sempre expandir os seus limites e intensificar a experiência de condução. Transformar qualquer viagem numa experiência de pura liberdade do início ao fim.

+ Ler mais
«
"Quando desenvolvemos um motociclo, geralmente pensamos cinco a dez anos no futuro. Espreitar mais além no futuro é muito empolgante e estimulante para nós.
»

Edgar Heinrich

Responsável de design de motociclos da BMW

Óculos de dados em vez de capacete.

Óculos de dados em vez de capacete.

Com a BMW Motorrad VISION NEXT 100, condutor e moto estão envolvidos numa troca direta. As informações relevantes são recolhidas do ambiente, que a viseira – essencialmente óculos de dados que cobrem o campo de visão do motociclista e bloqueiam o vento – projeta diretamente no campo de visão do motociclista. Se estiver a olhar para a frente, não são mostrados dados, de modo a não interferir na experiência. A viseira só fica ativa se for necessária uma ação, por exemplo, em caso de perigo, ou se o condutor solicitar informações. Nesse caso, o símbolo do companheiro digital aparece no terço inferior dos óculos: um triângulo voltado para cima que forma duas linhas horizontais. O display é semelhante ao do cockpit de uma aeronave: mostra o atual ângulo de inclinação e a linha ideal. Em caso de desvio, o condutor pode corrigi-lo. Se não reagir ou o fizer muito tarde, a moto autocorrige-se. Basta olhar para cima para ativar a função de espelho retrovisor. Se o condutor olhar um pouco abaixo do ponto de vista normal, surge um menu em que pode acionar cada função usando o controlo por gestos dos dedos. Se baixar o olhar ainda mais, abre-se a vista de mapa, que mostra ao condutor a rota selecionada.

+ Ler mais

Afirmação de moda em vez de roupa de proteção pesada.

Afirmação de moda em vez de roupa de proteção pesada.

Tecidos leves em vez de peles e acessórios. O vestuário do motociclista da BMW Motorrad VISION NEXT 100 é uma afirmação de moda ao mesmo tempo que protege do vento e da chuva, contribuindo assim significativamente para a experiência geral de condução. Uma função de ar condicionado refresca ou aquece o condutor, conforme desejado. As roupas pesadas muito quentes ou muito frias pertencem ao passado. A estrutura de banda flexível da roupa e do calçado inspirou-se no tecido muscular. Apoia ativamente o condutor em cada situação, aliviando-o, assim, da carga. A região do pescoço da roupa pode encher-se de ar a velocidades mais altas, aliviando a coluna cervical e aumentando o nível de conforto. Com elementos vibrantes nos braços e pernas, a roupa fornece sinais de navegação ou indica quando é atingido um ângulo de inclinação limitador. Não é necessária nenhuma função de segurança na roupa do condutor graças aos sistemas de assistência inteligente.

+ Ler mais
Mais histórias que poderão interessar-te.
Motociclos aptos.