"Devo a minha inspiração ao motociclismo."

Entrevista com o escritor Roberto Parodi.
O Roberto tem muitas paixões. Atualmente, é apresentador de televisão, jornalista ou viajante?
Considero-me um escritor. Em primeiro lugar, sou um narrador de histórias. Penso que as histórias tornam a nossa realidade mais interessante e atrativa.
Mas a vida não é muito mais interessante do que as histórias dos livros?
Se quiser contar uma história, tem de dominar o tema. Por as minhas histórias serem sempre sobre viagens e aventuras, tenho de conduzir a minha moto pelo mundo para escrever livros. É por esta razão que estes dois aspetos estão estreitamente relacionados.
Porque escreve sobre motos?
Porque adoro aquelas máquinas maravilhosas. Uma moto é um instrumento para a imaginação: quando estou a conduzir, penso e sonho com o futuro.
Tem algum mote?
CCC. Significa "cabeza, corazón and cojones". É espanhol e significa "cabeça, coração e bolas" (risos).

 

+ Ler mais

Memorável. O que significa para si?

É uma maneira irónica de eu expressar as principais características de um motociclista: inteligência e bom senso, amor e generosidade e um pouco de coragem, que têm todos os motociclistas. 

E quando descobriu que tinha um pouco da coragem de motociclista?

Conduzo motos desde os 14 anos. Adoro a sensação de liberdade que as motos me proporcionam.

Para onde iria para obter essa sensação e porquê?

A rota perfeita seria a estrada do Trans-Sahara de Marrocos ao Senegal. Adoro essa estrada. A primeira vez que conduzi nessa estrada, e cheguei ao Dakar 15 dias depois, senti-me como se fosse um antigo explorador que viajava da Europa para África. A Scrambler seria perfeita para essa viagem.

Quem escolheria para o acompanhar nessa viagem?

Gostaria de fazer um longo percurso terrestre com os meus filhos Pietro e Vittorio (21 e 19 anos). É esse o meu sonho. Ambos conduzem motos antigas muito bonitas e adoram motos vintage. Tal como o pai. Mas porquê?

+ Ler mais

Os Parodis têm em comum uma paixão por motos que tenham mais do que motores que soam bem. O segundo passatempo que têm em comum é ouvir sons agradáveis. Roberto e os dois filhos formam um grupo musical familiar chamado "Peter's Room". O filho Vittorio (à direita na fotografia) toca guitarra e canta, tal como o Roberto. Pietro (à esquerda) toca bateria.

+ Ler mais

Quando Roberto não está em viagem com os filhos, gosta de conduzir a moto na companhia dos seus três amigos: Andrea, Francesco e Livio. Viaja muitas vezes pelo mundo com eles para fazer o seu programa de televisão "Born to Ride". O programa é um documentário em que dá a conhecer aos espetadores as aventuras diárias numa viagem de moto.

+ Ler mais
Como nasceu a sua paixão por Scramblers?
A ideia por trás das Scramblers está intimamente ligada à liberdade, porque foram criadas a partir de várias peças de outras motos, para satisfazer as necessidades do piloto. Essa é a verdadeira liberdade: inventar e criar aquilo que é necessário. Conduzir uma moto assim significa desfrutar do verdadeiro espírito e estilo de uma moto que foi criada de forma original por pessoas originais.
Como é que o inconformista em si gosta da R nineT scrambler?
É inteiramente Scrambler com todas as funcionalidades especiais. Um motor sensível, um banco confortável e a posição correta ao conduzir. É fácil de controlar e sentimo-nos próximos da moto.
Como é um dia perfeito com a R nineT Scrambler?
É um domingo de manhã na primavera. Chego cedo ao ponto de encontro, no centro de Milão, tomo um café e arranco com os meus amigos em direção à Riviera Ligure. Chegados à costa, sentimos o aroma da vegetação mediterrânica com os primeiros raios solares quentes do ano, estacionamos as nossas Scramblers à frente de um pequeno restaurante e comemos esparguete com amêijoas. Há algo melhor?
+ Ler mais

Honesta. Irreverente. Refrigerada por ar.

Sente o vento, inclina-te em cada curva e desfruta da liberdade em cada metro que percorres – a BMW R nineT Scrambler deixa-te ser quem és. Robusta, espontânea e contra os padrões estabelecidos, vai até onde tu quiseres. Feita para aqueles que procuram uma moto pura, minimalista e fora de todas as regras.

Sobre a R nine T Scrambler
Mais histórias que poderão interessar-te.
Motociclos aptos.