Soulfuel na reta.

Desafio a quatro tempos na boxer sprint.

Tudo se resume ao boxer: os personalizadores como Kengo Kimura, Hayden Roberts e Jens vom Brauck conceberam as suas interpretações criativas de boxers modernos e puseram-nas na pista. A queimar soulfuel na reta.

«
Abasteces a alma com a abundante energia produzida pelos boxers, pelos motociclistas e pelos espetadores. É essa a definição de soulfuel.
»

Nate Kern

Piloto de motociclismo

Especialista em pistas ovais versus motociclista de motocross. Duas pessoas que adoram sujar as motos ocupam as suas posições na linha de arranque da reta: Joy Lewis e Kengo Kimura. Vai ser a sua primeira corrida sprint. Com motos a brilhar no asfalto limpo. Atacam a reta assim que Laura levanta a bandeira. A corrida termina segundos depois, com Joy a dar um soco no ar com um sorriso de triunfo. Kengo dá-lhe os parabéns.

+ Ler mais

Como um carro desportivo dos anos setenta

"Ainda bem que não avariou nem foi contra um fardo de palha", graceja Hayden Roberts, marido de Joy, acariciando a sua scrambler. Foi o primeiro boxer construído pelo personalizador. Normalmente, modifica motos antigas, pelo que teve de se habituar à eletrónica do moderno motor a quatro tempos. "Familiarizei-me gradualmente e percebi como o seu funcionamento é simples. Todos os pormenores são bem pensados e os componentes estão interligados entre si".

 

+ Ler mais

O personalizador inspirou-se no estilo de um carro desportivo da BMW dos anos 70. A cor dourada e o banco axadrezado são uma homenagem a essa era. "A patroa tomou muitas das decisões", diz Hayden a olhar para a esposa. Joy esteve por trás do sistema de escape em branco puro. As riscas a preto e branco do verniz que usa nas unhas repetem-se no capacete clássico e na armação dos faróis da scrambler. No que toca a estilo, o casal soulfuel não se deixa enganar e encarna o visual vintage como mais ninguém.

+ Ler mais

Scrambler ao estilo Heiwa

À semelhança de Hayden, também é a estreia de Kengo Kimura com um boxer. Na verdade, a sua especialidade são motos vintage japonesas. Kengo-san é personalizador há 26 anos. A sua loja, a Heiwa Motorcycle, está entre as melhores do mundo. O estilo Heiwa também se revela na modificação que fez à sua R nineT Scrambler: a "hairline", o depósito pequeno, a estética até ao mais ínfimo pormenor. "Foi algo completamente novo para mim, não só por ser a BMW e um boxer", recorda.

 

+ Ler mais

"Normalmente, os clientes têm algo específico em mente. Mas a BMW disse só: faz o que quiseres." Kengo-san começou por dar um grande passeio de teste na R nineT Scrambler, para descobrir a sua característica distintiva. O objetivo era que fosse uma moto Heiwa, sem ter de abdicar do desempenho do original. "No Japão, focamo-nos sempre no design. Mas neste caso o desempenho também era importante, o que foi novo para mim."  

+ Ler mais

Bica e salsicha com caril

O desempenho é essencial para uma pessoa: Nate Kern. O piloto norte-americano é viciado em velocidade e não dá nem um metro de bandeja a ninguém, quer esteja a defrontar Kevin Schwantz, campeão mundial, ou Joy Lewis, piloto de pistas ovais. Ainda assim, este fã de R nineT nunca se esquece de se divertir na reta. "És muito mais rápido se estiveres a divertir-te", afirma. Vai para a linha de partida, sorri, acelera o motor e estica a mão esquerda atrás do corpo como uma barbatana. "Melhora a aerodinâmica", explica depois.

 

+ Ler mais

Nate cativa o público. Ninguém recebe tantos aplausos como ele a partir do momento em que começa a volta de aquecimento. E ninguém recebe tantas palmadinhas nas costas como Nate. Ele tem tudo: é rápido, divertido e altamente motivado. O que o motiva? "Currywurst [salsicha com ketchup e caril]. É uma grande motivação. Adoro salsichas com caril. Digo para mim mesmo: se ganhares, podes comer salsicha com caril. E resulta!" Alguma outra dica secreta para ser tão rápido? "Bebo uma bica antes."  

+ Ler mais

A primeira R nine T Scrambler construída

Verificação de som. O ribombo do motor boxer. Jens vom Brauck concentra o olhar nos 200 metros à sua frente. Conhece bem a distância – já a percorreu inúmeras vezes. É um dos muitos personalizadores importantes que apresentam as suas mais recentes obras no Glemseck 101, ganhando nova inspiração, mas, sobretudo, participando na corrida. O boxer é um território novo para Jens. Foi o primeiro a modificar a R nineT Scrambler e, ainda assim, não se furtou a adicionar a sua assinatura pessoal – sobretudo, com um design sofisticado e funcional.

+ Ler mais

O maior desafio foi o depósito, que ficou muito mais fino e seis centímetros mais curto do que o original. A interpretação de JvB da scrambler parece ter reduzido e minimizado tudo. "Tento sempre deixar muitas coisas de fora. O desempenho e o aspeto visual andam de mãos dadas. Não construo nada que não possa ser conduzido depois." É na reta que ele testa a funcionalidade. "Quando a bandeira se levanta, só me apetece premir o pedal do acelerador e divertir-me", afirma. O ambiente está ao rubro. Preparem-se para soulfuel.

+ Ler mais
Mais histórias que poderão interessar-te.
spinner