Partida, largada, fugida!

Com a HP4 RACE na Ilha de Man.

Teste espetacular na Ilha de Man: Peter Hickman conduz a moto de corridas em carbono HP4 RACE no circuito mais rápido do mundo e projeta o futuro com a moto inovadora na pista de corridas tradicional. Uma corrida de teste no limite.

«
Quando se compete, quer-se ganhar. E quando se constrói uma moto como esta, quer-se construir a melhor moto do mundo.
»

Josef Mächler, gestor de produtos

Antes de a HP4 RACE com o número 001 sair da fábrica da BMW Motorrad em Berlim, o mecânico industrial Süleyman Aktepe preparou a moto de corridas em carbono no rolo. Serviço feito, tecnologia verificada, moto aprovada. Agora, a máquina parece estar pronta para competir na grelha de partida na Ilha de Man. Aqui, a quinta temporada está em plena marcha: a ilha tranquila no mar da Irlanda torna-se o centro do mundo todos os anos por esta altura.

+ Ler mais

Tourist Trophy – testa os teus limites, de vez em quanto estica-os e, idealmente, expande-os. É precisamente esta a intenção de Peter Hickman. Numa pista rapidíssima e espetacular, quer levar ao limite a HP4 RACE numa corrida de teste e, ao mesmo tempo, derrotar adversários famosos: estamos a falar da corrida TT da Ilha de Man.

+ Ler mais

Como nenhuma outra

A pista – 61 quilómetros de paisagens maravilhosas. Avenidas com populações de árvores antigas, pastoreio de rebanhos de ovelhas, aldeias. Paredes de pedra e cercas de jardim, atrás das quais se alinham espetadores tão empolgados como os próprios pilotos. Nenhuma outra pista de corridas do mundo tem tantas curvas e colinas de salto, e nenhuma outra tem tantas retas de alta velocidade. A bandeira no ponto de partida em Douglas é levantada, e Peter Hickman dispara para o Snaefell Mountain Course, que conhece até ao ínfimo detalhe. Todos os cumes, todos os declives, todas as pontes. Todas as curvas e todas as tampas de esgoto. Na reta Sulby, o inglês volta a acelerar ao máximo a máquina de 215 cv.

+ Ler mais
«
Fiz uma média de 193 km/h, apesar de estar a estrear a moto. Acrescentei uns quantos cavalinhos para os espetadores desfrutarem tanto como eu.
»

Peter Hickman, piloto

No circuito da montanha.

No circuito da montanha.

Peter Hickman dá duas voltas ao circuito com a HP4 RACE. Velocidade média: 120 milhas/hora (193 km/h), incluindo alguns cavalinhos em quinta e sexta. "Foi único e especial", diz Peter quando chega a Douglas. Radiante, fala sobre a maneabilidade da moto. "Foi a primeira vez que me sentei na HP4 RACE e não tive qualquer problema. Seria de pensar que o carbono tornasse a máquina um pouco dura e rígida, mas não é o caso. O feedback da HP4 RACE foi melhor do que o da minha superbike."

+ Ler mais

Superbike como padrão

Peter Hickman confirma o que o gestor de projetos Christian Gonschor descreve como um excelente traço de caráter desta máquina exclusiva. Foi ele que lançou a HP4 RACE no início de 2015 com uma pequena equipa. Sendo o ex-chefe da equipa de ciclística da BMW nos campeonatos mundiais de superbike e um motociclista apaixonado, não demorou a desenvolver a sua visão, intrinsecamente ligada à questão do carbono. Jantes de carbono, traseira de carbono e acima de tudo: a produção industrial em pequena escala de uma ciclística 100% carbono – um marco. "A HP4 RACE supera todos os limites", diz Christian Gonschor. "Nunca houve uma moto tão leve, poderosa, exclusiva e inovadora".

+ Ler mais

Desenvolvida por pilotos.

Desenvolvida por pilotos.

Recorrendo a materiais de alta qualidade como parafusos de titânio, mas, sobretudo, usando componentes de carbono, os projetistas reduziram o peso seco da HP4 RACE para 146 quilos. Com esta coerente construção leve, o motociclo é menos pesado do que as últimas motos de corridas usadas no Campeonato do Mundo de Superbike e pouco mais pesada do que as motos de fábrica do MotoGP. "Trabalhámos como pilotos de desportos motorizados. Ambicionámos sempre o melhor, sem cedências, e foi isso que demos à moto", conta-nos o gestor de produtos Josef Mächler. Ele próprio não se coibiu de testar a HP4 RACE várias vezes na pista. "Todos os que trabalharam nesta moto estão contagiados com o vírus das corridas."

+ Ler mais
«
Criámos uma lenda e não estamos apenas a escrever a história da BMW, mas também uma página da história para todos os que estiveram envolvidos na criação da HP4 RACE.
»

Christian Gonschor, gestor do projeto HP4 RACE

Do nada.

Do nada.

Josef Mächler estava em pulgas com a estreia da máquina nas espetaculares paisagens da Ilha de Man. Peter Hickman, por sua vez, viveu um de muitos pontos altos quando testou a HP4 RACE. Apesar de nunca antes ter chegado ao pódio no TT, este ano fez furor com a S 1000 RR: cinco posições no pódio em cinco corridas, incluindo o segundo lugar no Senior TT e a vitória no "Joey Dunlop Championship Trophy" para o melhor desempenho geral. Mas não esqueceremos o momento em que experimentou a HP4 RACE. "Tem uma maneabilidade incrível nas curvas. Sobretudo a grandes velocidades, isso faz uma diferença abismal num circuito como o TT da Ilha de Man TT, com muitas secções rápidas. Esta moto é o futuro. Uma autêntica superbike, uma absoluta máquina de corridas, sem dúvida."

+ Ler mais

HP4 Race

HP4 RACE

Sport

Edição Limitada

Saber mais