O melhor dos mundos da competição e da personalização.

Como a construção personalizada de uma RR está a agitar o mundo da personalização.

Quem imaginaria que a perfeição podia ser aperfeiçoada? Com a construção personalizada da BMW S 1000 RR de inspiração retro dos anos 70, a equipa de personalização PRAËM combinou prestações e estilo numa moto que também serve para o circuito.

As pessoas personalizam motos desde que foram inventadas. Os personalizadores talentosos adaptam motos ao seu gosto em quase todos os estilos imagináveis. Mas a PRAËM S 1000 RR provavelmente entra na lista das 10 construções personalizadas mais procuradas de sempre. Apesar de todas as modificações que a tornam uma moto da velha guarda de primeira linha, a RR da PRAËM não prejudica as prestações e continua a ser uma escolha excelente para uma utilização em circuito.

Criada pelos irmãos Berneron.

Criada pelos irmãos Berneron.

Os dois irmãos franceses, Sylvain e Florent Berneron, são os homens por detrás da moto personalizada que está a agitar o mundo da personalização. Sylvain, com 27 anos, é membro da equipa de design da BMW Motorrad há já cinco anos. O irmão mais novo de Sylvain, Florent com 25 anos, também é um motociclista entusiasta. Tendo ocupado o cargo de técnico de helicópteros no exército, Florent contribui com os conhecimentos de engenharia necessários. Juntos, os irmãos são a equipa ideal para construir motos exclusivas.

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O melhor de dois mundos:

O melhor de dois mundos:

Sylvain e Florent Berneron dedicaram inúmeras horas de trabalho à PRAËM S 1000 RR. "Queríamos juntar o melhor dos mundos da competição e da personalização", afirma Sylvain. "Criar uma moto de competição também é uma forma de personalização. Era muito popular antigamente. Muitas motos de competição eram protótipos baseados numa moto de estrada. Passa-se o mesmo na personalização: tens uma visão que transformas em realidade. E depois vês como funciona.

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Menos 20 quilos do que o modelo de série

Qualquer pessoa que construa motos desportivas sabe que envolve muito trabalho técnico e, mais importante, precisão. Apesar do desafio, os irmãos Berneron fizeram mais modificações à RR do que parece à primeira vista. O depósito do combustível é 50 mm mais comprido do que o original, 70% do depósito foi reconstruído em alumínio e foi concebido para utilizar um tampão de combustível com sistema de enchimento rápido, ao estilo resistência, da Stäubli. A carenagem dianteira baseia-se numa moto de resistênia das 8 horas de Suzuka e tem um farol no lado direito. O banco foi totalmente feito à mão. As jantes de carbono são aproximadamente 5 kg mais leves do que as jantes de liga leve da S 1000 RR.

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"Utilizámos travões de cerâmica de carbono Sicom", afirma Sylvain. "As suspensões dianteira e traseira são de série pois quisemos manter as afinações eletrónicas. O sistema de admissão de ar dianteiro foi redesenhado para se adaptar à carenagem e o silenciador de admissão é em alumínio. O motor de série é suficientemente potente. No entanto, usámos um sistema de escape 4-em-1 em titânio da Akrapovič. O radiador foi concebido para resistência, por isso não precisámos de alterar nada. As tubages dos travões e do líquido de refrigeração têm conectores de ligação rápida da Stäubli. O sub-quadro e a caixa da bateria foram feitos por nós".

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Sylvain Berneron

Concebida para cruzar a meta

Se o trabalho de engenharia envolvido na criação da PRAËM S 1000 RR não for suficiente para te convencer, observa bem o trabalho de pintura. A escolha estratégica das cores é um elemento importante das construções personalizadas e esta moto não é exceção. O design apelativo foi inspirado no BMW Art Car de 1975, realizado por Alexander Calder. E embora esta PRAËM S 1000 RR seja definitivamente uma obra de arte sobre rodas, é também uma moto de competição que está pronta para entrar no circuito.
Mas o que motivou dois jovens a construir uma moto personalizada claramente inspirada nos pilotos dos anos 70 e 80? "Estão sempre a perguntar-nos isso", afirma Sylvain a rir. "Temos duas respostas. Primeiro, crescemos numa família que participava em corridas. Segundo, as motos de competição eram tão inspiradoras antigamente como são agora".
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Os dias de glória

As motos de competição dos anos 80 eram verdadeiramente magníficas e memoráveis. Logo, era ainda mais importante para os irmãos Berneron homenagearem os elementos principais dessas motos. A caneragem e a secção traseira remetem para motos icónicas como a Suzuki XR69. As jantes também evocam as jantes de liga da Dymag desse período. As tampas do motor são fabricadas pela PRAËM para replicar esta imagem dos anos 70. Em harmonia com este estilo, também foi instalado apenas um farol.

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"O nosso objetivo era criar uma moto que refletisse a liberdade da interpretação pessoal, mas que permitisse destacar os elementos básicos da moto original. Queríamos construir uma moto que combinasse prestações e estilo em vez de criar apenas uma moto estilizada", afirma Sylvain. Para avaliar se foram bem-sucedidos, podes ver a moto ao vivo em diversos eventos. A PRAËM S 1000 RR será exibida como um projeto de personalização oficial da BMW Motorrad na prova de MotoGP em França, no Festival Wheels e Waves em Biarritz, no BMW Motorrad Days, entre outros eventos.

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