A BMW R nineT Urban G/S na versão “Edition 40 Years GS”

Design lendário

O design em amarelo e preto da “Edition 40 Years GS” é uma homenagem às primeiras enduros de viagem lendárias da BMW Motorrad, sobretudo à R 100 GS. Os destaque marcantes fazem lembrar claramente a máquina que outrora rapidamente ficou conhecida como “Bumblebee”. Na atual R nineT Urban G/S “Edition 40 Years GS”, as tampas das válvulas maquinadas da Option 719 e a proteção para as mãos em amarelo comprovam a paixão pelos detalhes. Os pneus todo-o-terreno e o sistema de escape Scrambler elevado completam o visual, uma lembrança de 40 anos de história GS repleta de acontecimentos.

DESTAQUES DA EDIÇÃO “40 YEARS GS”

Design exclusivo para o aniversário: inspirada na R 100 GS, apelidada como “Abelhão”, a combinação das cores preto e amarelo cria um modelo muito apelativo. Os elementos de design marcantes transformam a estética lendária num modelo realmente apelativo, que deixa a moto brilhar debaixo dos mais de 40 anos de história da GS.

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Autocolante 40 anos GS no depósito
Vemos o autocolante “40 Anos GS” no depósito da R nineT Urban G/S.
Selim em preto e amarelo com autocolante GS
Vemos o selim em preto e amarelo da R nineT Urban G/S.
Tampa das válvulas da Option 719
Vemos a tampa das válvulas da R nineT Urban G/S.
Inscrição “1200 cc” no depósito
Vemos a inscrição “1200 cc” no depósito da R nineT Urban G/S.
Para-brisas com logótipo GS
Vemos o para-brisas da R nineT Urban G/S, incl. o logótipo GS.
Sistema de escape
Vemos o sistema de escape elevado da R nineT Urban G/S.
Jantes douradas
Vemos as jantes douradas da R nineT Urban G/S.
Proteção para as mãos em amarelo
Vemos a proteção para as mãos em amarelo da R nineT Urban G/S.

A R nineT Urban G/S – uma base fascinante

A R nineT Urban G/S – uma base fascinante

A R nineT Urban G/S é motivo de entusiasmo. O seu visual inconfundível, o moderno motor boxer, a geometria e o comportamento de marcha equilibrado prometem prazer de condução puro. E, graças às inúmeras possibilidades de individualização, podes transformá-la na tua máquina, numa moto na qual te deslocas com a mesma confiança na cidade ou em excursões espontâneas em piso de cascalho, longe do asfalto. O nome é o segredo: R nineT Urban G/S.

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40 ANOS A CONDUZIR A AVENTURA

De África à Ásia Central: a GS esteve em todos os pontos do mundo em 40 anos. Uma moto que dominou todos os terrenos e todas as estradas – potente e arrojada, indiferente aos elementos. A GS é a pioneira das motos dual-sport.

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1980
Lançamento do primeiro modelo GS, a R 80 G/S
6
Gerações GS com inúmeras variantes de modelo
40
Anos de experiências únicas com o mito GS
1.2
Até à data foram fabricados mais de 1,2 milhões de modelos GS

A GS tem as suas raízes nas competições de rally e isso está bem evidente quando olhas para esta moto. Os primeiros protótipos saem vitoriosos em provas de todo-o-terreno e a moto começa a ser comercializada em 1980, como R 80 G/S. Torna-se a primeira moto dual-sport de grande cilindrada no mundo. Durante mais de 40 anos, esta moto tem continuado a percorrer locais onde as outras motos não chegam. Não existe obstáculo que seja capaz de a fazer parar.

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Da competição em todo-o-terreno para a estrada

1978 a 1980:

Em 1978, a BMW Motorrad chamou a atenção com a antecessora da primeira GS: a GS 80 conquista duas medalhas de ouro na mítica prova International Six Days Enduro. A moto tinha sido desenvolvida por uma equipa interna de técnicos sem autorização oficial. Mas o sucesso provou que os engenheiros e mecânicos estavam no caminho certo: a moto tinha uma condução realmente agradável em todo-o-terreno, bem como em estrada. Foi comercializada em 1980 sob um nome ligeiramente diferente: BMW R 80 G/S.

Começa a ascensão

1980 a 1987:

Com a GS, a BMW Motorrad criou a simbiose perfeita de condução em todo-o-terreno e em estrada: em qualquer piso e em qualquer situação, os pilotos tinham sempre o controlo da moto, beneficiando também de máximo conforto nos trajetos mais longos. O destaque recai sobre o monobraço oscilante, que é instalado pela primeira vez numa moto. Esta solução reduz o peso e permite substituir a roda mais depressa. Com a R 80 G/S, a BMW Motorrad criou o segmento das motos dual-sport confortáveis e de grande cilindrada, um segmento que ainda hoje continua a dominar.

A GS ganha força: mais cilindrada, mais potência

1987 a 1996:

O novo modelo de topo, a R 100 GS, destaca-se pela grande cilindrada: é a Enduro mais potente e mais rápida do mercado. O braço oscilante Paralever no eixo traseiro garante uma excelente maneabilidade em todo-o-terreno e estrada. Com a sua impressionante pintura em preto e amarelo, fica conhecida como o “Abelhão”. Atualmente, esta cor é muito popular entre os fãs e serve de base à decoração dos modelos de edição especial “40 Years GS”.

Um novo capítulo nas motos dual-sport

1994 a 2003:

A GS está a caminho de se transformar num ícone, à medida que evolui constantemente: em 1994, é apresentada a primeira Enduro com um motor Boxer de quatro válvulas, com a R 1100 GS. A moto é popular pelo seu desempenho em todo-o-terreno e pela excelente prestação nas viagens mais longas. Em 1999, a R 1150 GS segue o seu trilho. Este conceito é intencionalmente desenvolvido, no sentido de melhorar a sua capacidade Touring e, em 2002, fica ainda mais adaptada às necessidades dos viajantes de longas distâncias com a R 1150 GS Adventure, que marca o nascimento da série Adventure.

De monocilíndrica a bicilíndrica

2000 a 2008:

Os modelos “Funduro”, muito populares e apreciados pelos motociclistas menos experientes, as F 650 e F 650 ST, entram no novo milénio com motores renovados. Graças à unidade monocilíndrica de refrigeração líquida, os motociclistas das F 650 GS e F 650 GS Dakar têm potência suficiente para as suas deslocações diárias e para garantirem as sensações típicas de uma Enduro. Em 2008, as F 650 GS e F 800 GS, são apresentadas como modelos Enduro totalmente redesenhados, recorrendo agora a um motor bicilíndrico em linha de refrigeração líquida. Isto representa pura aventura, mesmo no segmento de média cilindrada.

Do motor Boxer refrigerado por ar para o motor de refrigeração líquida

2004 a 2017:

Em 2004, a BMW Motorrad renova a R 1200 GS. A moto aumenta a cilindrada, a potência e o binário, ganhando ainda mais dinamismo em qualquer terreno, com a redução do seu peso nuns expressivos 30 kg. Quase dez anos depois começa uma nova era, quando os engenheiros da BMW Motorrad equipam a R 1200 GS com um motor Boxer de refrigeração líquida. Algo que nunca tinha sido realizado antes. A moto apresenta também uma suspensão semiativa com o Dynamic ESA (ajuste eletrónico da suspensão), que eleva a maneabilidade e o conforto de condução para outro nível.

A GS torna-se ainda mais forte

Nos anos seguintes, a BMW Motorrad continuou a construir a lenda GS. A popular R 1250 GS surge com um motor Boxer renovado: graças ao sistema variável de transmissão BMW ShiftCam, disponibiliza mais potência em todas as faixas de rotação e torna a GS ainda mais eficiente. Além disso, os modelos da gama média, a F 750 GS e F 850 GS são constantemente desenvolvidas para tornar a sua condução mais agradável, graças ao incremento da cilindrada e alteração da ciclística.

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