Uma obra-prima feita de titânio.

A Revival Cycles apresenta o grande motor Boxer com a sua Birdcage.

Alan Stulberg é um fã dos motores Boxer. Ele e a sua equipa criaram uma moto personalizada única, aproveitando toda a sua liberdade criativa, para o protótipo do motor bicilíndrico Boxer. Inspirado pelas motos BMW dos anos 30 e pelos automóveis de competição de início dos anos 60, esta moto única será apresentada pela primeira vez no Handbuilt Motorcycle Show em Austin, no Texas: A Revival Birdcage!

DESCRIÇÃO DO PERFIL

Moto

Birdcage

Oficina

Revival Cycles

Personalizador

Alan Stulberg

Construção

2018/2019

Categoria

Land Speed Racer

ENTRE O REVIVALISMO E A REFERÊNCIA

O personalizador Alan Stulberg já tinha demonstrado, de forma impressionante, em 2016, com a moto Revival Henne BMW Landspeeder, que sabia como interpretar a história da BMW Motorrad. Alan recuperou o espírito dessa época, quando Ernst Henne estabelecia recordes mundiais com as motos BMW, com a construção desta Birdcage. E com o quadro, faz referência aos automóveis de competição de início dos anos 60; o potente motor Boxer recebe toda a atenção graças a este design.

+ Ler mais

Uma obra-prima feita de titânio e 134 peças.

Uma obra-prima feita de titânio e 134 peças.

O quadro que o Alan criou oferece uma vista desobstruída do motor e da transmissão. O observador pode ver através do quadro, as varetas são muito finas. Pela primeira vez, o personalizador utilizou varetas de titânio de 9 milímetros. Soldou 134 peças para criar um design impressionante e delicado, baseado nas tubagens em treliça do Maserati Birdcage. Um design que está a registar um revivalismo nesta oficina de personalização. “Queria que o motor se tornasse no elemento mais extraordinário da construção”. Alan também joga com as assimetrias, um tema que serve de leitmotiv para o quadro e para a moto: os cilindros opostos, a transmissão no lado direito da moto e outros componentes instalados de forma assimétrica.

+ Ler mais

Até ao limite.

Até ao limite.

Normalmente, o Alan opta por linhas, temas, materiais e cores subtis e elegantes em detrimento de estilos notórios, berrantes, estranhos e chamativos. Quando construiu a Birdcage, adotou uma abordagem mais subtil: “Tornei-me mais exibicionista e comecei a chegar aos limites”. A oficina Revival Cycles também se preocupa com a exclusividade em termos de pneus: Estes personalizadores recorrem a slicks de 23 polegadas da Dunlop, que também são puros protótipos. “Somos os únicos no mundo com estes pneus”. Chegou mesmo a ocorrer uma cooperação temporária entre personalizadores: Craig Rodsmith (Rodsmith Motorcycles) foi convidado durante quatro dias da Revival Cycles. Este mestre no trabalho em metal realizou as tampas para a cabeça do motor, feitas de alumínio polido e desenhadas pelo Alan. Estas tampas destacam as curvas e o formato oval do motor.

+ Ler mais
«
Este Boxer gigante, com esta potência e binário, tem um potencial enorme. »

Alan Stulberg

Revival Cycles

A MOTO EM PORMENOR

Quadro

Varetas de titânio de 9 mm, 134 peças

Suspensão dianteira

Forquilha fabricada pela Revival Cycles

Suspensão traseira

Braço oscilante fabricado pela Revival Cycles

Suspensão traseira

Braço oscilante da Custom Works ZON, amortecedor ZF Sachs, travão da roda traseira Kustom Tech, 3.5 x 26 polegadas da Satsuma Cycle Works (desenhada pela Custom Works ZON)

Escape

Feito à mão em titânio pela Revival Cycles

Componentes (incluindo depósito, revestimento e banco)

Todos os elementos de controlo, como o guiador, pousa-pés, manete de embraiagem e de travão, bem como o banco, são moldados e acabados à mão pela Revival Cycles

Pintura

Alumínio e preto

Birdcage by Revival Cycles
Front shock absorbers of Birdcage
Side view of Birdcage
Rear suspension from Birdcage
Detail view of the frame construction
View of the rear wheel with brake disc
Birdcage from behind and from above
Birdcage with engine and seat

MAGIA DA TECNOLOGIA

Os sonhos tornam-se realidade.

Os sonhos tornam-se realidade.

Assim que o Alan viu o motor da BMW Motorrad pela primeira vez, ficou impressionado pela sua estética e presença imponente. “Este Boxer gigante, com esta potência e binário, tem um potencial enorme”, explica-nos o Alan. Há muitos anos que tinha imaginado construir uma moto assim, e este motor da BMW Motorrad permitiu concretizar esta ideia. Foi o início de um processo muito demorado. Foram necessários seis meses só para desenhar o conceito, com todos os desenhos e linhas. Alan decidiu as medidas das jantes e dos pneus antes de criar os desenhos em CAD para a geometria e os mecanismos. Depois, passou à criação dos modelos para comprovar a estética, a física e a funcionalidade.

+ Ler mais

Contra a rotina.

A Revival Birdcage está mesmo ao gosto do Alan. “Este foi, de longe, um projeto muito libertador e agradável porque tinha a liberdade criativa para construir a moto de acordo com a minha visão”, explica-nos o americano. O Alan já tinha um gosto especial por motos, design e mecânica. Ele é fascinado pela tecnologia; para ele é como magia. Depois de deixar o seu trabalho como comercial, em 2007, Alan transformou o seu hobby num projeto que lhe rendeu dinheiro suficiente para não precisar de voltar à rotina de um trabalho das nove às cinco. “Estava sempre a alterar e a modificar todos os objetos mecânicos que tinha ou que estava a reparar”. Ele deitou mãos à obra e passou a transformar tudo numa Revival. Agora, Alan deu vida a esta moto Birdcage personalizada.

+ Ler mais

spinner