Uma obra-prima feita de titânio.
Alan Stulberg é um fã dos motores Boxer. Ele e a sua equipa criaram uma moto personalizada única, aproveitando toda a sua liberdade criativa, para o protótipo do motor bicilíndrico Boxer. Inspirado pelas motos BMW dos anos 30 e pelos automóveis de competição de início dos anos 60, esta moto única será apresentada pela primeira vez no Handbuilt Motorcycle Show em Austin, no Texas: A Revival Birdcage!
DESCRIÇÃO DO PERFIL
Birdcage
Revival Cycles
Alan Stulberg
2018/2019
Land Speed Racer
ENTRE O REVIVALISMO E A REFERÊNCIA
O personalizador Alan Stulberg já tinha demonstrado, de forma impressionante, em 2016, com a moto Revival Henne BMW Landspeeder, que sabia como interpretar a história da BMW Motorrad. Alan recuperou o espírito dessa época, quando Ernst Henne estabelecia recordes mundiais com as motos BMW, com a construção desta Birdcage. E com o quadro, faz referência aos automóveis de competição de início dos anos 60; o potente motor Boxer recebe toda a atenção graças a este design.
Uma obra-prima feita de titânio e 134 peças.
Uma obra-prima feita de titânio e 134 peças.
O quadro que o Alan criou oferece uma vista desobstruída do motor e da transmissão. O observador pode ver através do quadro, as varetas são muito finas. Pela primeira vez, o personalizador utilizou varetas de titânio de 9 milímetros. Soldou 134 peças para criar um design impressionante e delicado, baseado nas tubagens em treliça do Maserati Birdcage. Um design que está a registar um revivalismo nesta oficina de personalização. “Queria que o motor se tornasse no elemento mais extraordinário da construção”. Alan também joga com as assimetrias, um tema que serve de leitmotiv para o quadro e para a moto: os cilindros opostos, a transmissão no lado direito da moto e outros componentes instalados de forma assimétrica.
Até ao limite.
Até ao limite.
Normalmente, o Alan opta por linhas, temas, materiais e cores subtis e elegantes em detrimento de estilos notórios, berrantes, estranhos e chamativos. Quando construiu a Birdcage, adotou uma abordagem mais subtil: “Tornei-me mais exibicionista e comecei a chegar aos limites”. A oficina Revival Cycles também se preocupa com a exclusividade em termos de pneus: Estes personalizadores recorrem a slicks de 23 polegadas da Dunlop, que também são puros protótipos. “Somos os únicos no mundo com estes pneus”. Chegou mesmo a ocorrer uma cooperação temporária entre personalizadores: Craig Rodsmith (Rodsmith Motorcycles) foi convidado durante quatro dias da Revival Cycles. Este mestre no trabalho em metal realizou as tampas para a cabeça do motor, feitas de alumínio polido e desenhadas pelo Alan. Estas tampas destacam as curvas e o formato oval do motor.
Alan Stulberg
Revival Cycles
A MOTO EM PORMENOR
Varetas de titânio de 9 mm, 134 peças
Forquilha fabricada pela Revival Cycles
Braço oscilante fabricado pela Revival Cycles
Braço oscilante da Custom Works ZON, amortecedor ZF Sachs, travão da roda traseira Kustom Tech, 3.5 x 26 polegadas da Satsuma Cycle Works (desenhada pela Custom Works ZON)
Feito à mão em titânio pela Revival Cycles
Todos os elementos de controlo, como o guiador, pousa-pés, manete de embraiagem e de travão, bem como o banco, são moldados e acabados à mão pela Revival Cycles
Alumínio e preto
MAGIA DA TECNOLOGIA
Os sonhos tornam-se realidade.
Os sonhos tornam-se realidade.
Assim que o Alan viu o motor da BMW Motorrad pela primeira vez, ficou impressionado pela sua estética e presença imponente. “Este Boxer gigante, com esta potência e binário, tem um potencial enorme”, explica-nos o Alan. Há muitos anos que tinha imaginado construir uma moto assim, e este motor da BMW Motorrad permitiu concretizar esta ideia. Foi o início de um processo muito demorado. Foram necessários seis meses só para desenhar o conceito, com todos os desenhos e linhas. Alan decidiu as medidas das jantes e dos pneus antes de criar os desenhos em CAD para a geometria e os mecanismos. Depois, passou à criação dos modelos para comprovar a estética, a física e a funcionalidade.
Contra a rotina.
A Revival Birdcage está mesmo ao gosto do Alan. “Este foi, de longe, um projeto muito libertador e agradável porque tinha a liberdade criativa para construir a moto de acordo com a minha visão”, explica-nos o americano. O Alan já tinha um gosto especial por motos, design e mecânica. Ele é fascinado pela tecnologia; para ele é como magia. Depois de deixar o seu trabalho como comercial, em 2007, Alan transformou o seu hobby num projeto que lhe rendeu dinheiro suficiente para não precisar de voltar à rotina de um trabalho das nove às cinco. “Estava sempre a alterar e a modificar todos os objetos mecânicos que tinha ou que estava a reparar”. Ele deitou mãos à obra e passou a transformar tudo numa Revival. Agora, Alan deu vida a esta moto Birdcage personalizada.