Caça ao tesouro numa garagem.
Sebastian Gutsch restaura motos BMW antigas há décadas. As suas motos são mais do que apenas bonitas. O advogado de Munique também conduz as suas criações nas corridas de motos vintage e foi um dos primeiros a conduzir a R 5 Hommage no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, o concurso de elegância de automóveis clássicos. Afinal de contas, o motor original instalado na moto é da sua própria coleção. Apenas uma das muitas descobertas e histórias raras da sua garagem.
Paixão por motos nascida numa loja de bicicletas.
Paixão por motos nascida numa loja de bicicletas.
O museu no centro BMW Welt, em Munique, exibe modelos icónicos dos 100 anos de história da BMW Motorrad. Muitas destas motos foram restaurados por Sebastian Gutsch. Depois do trabalho, o advogado de 50 anos veste o fato-macaco e vai para a oficina. É um verdadeiro tesouro escondido de peças BMW e Gutsch é perito a restaurar motos BMW antigas. A sua paixão por motos antigas começou a primeira vez que ele visitou uma loja de bicicletas de um velhote. Gutsch tinha apenas 14 anos na altura. Na verdade, demasiado jovem para se interessar por peças mecânicas velhas. "Fico fascinado pela forma como todas as peças se encaixam. Há algo de mágico em pegar numa carcaça velha e voltar a dar-lhe vida", afirma Gutsch.
O primeiro miúdo com uma moto verdadeira.
O primeiro miúdo com uma moto verdadeira.
Todos os dias depois da escola, ele ia até à oficina do velhote e divertia-se a trabalhar nas suas motorizadas. Além de bicicletas, o velhote tinha uma grande coleção de motos antigas. "Ele era como um avô para mim. Ensinou-me muito, até mesmo a soldar". Mais tarde, Gutsch comprou lá a sua primeira moto. Na realidade, foi mais uma troca. Ele trocou duas motorizadas do seu "avô" por uma Rabeneick a dois tempos. Ele estava verdadeiramente orgulhoso por ser o primeiro miúdo da escola com uma moto verdadeira. O facto de a moto de 150 cc e seis cavalos ser mais lenta do que as motorizadas dos seus colegas não o incomodava. Ele já tinha apanhado o bichinho das motos.
Sebastian Gutsch
Não deites fora. Repara.
Ter em atenção a moto.
Dez anos de trabalho numa moto.
Sebastian Gutsch
O lixo de uns...
O lixo de uns...
Procurar motos BMW antigas é como uma caça ao tesouro: nunca sabes o que está à espera de ser descoberto, tapado com cobertores velhos, há muito esquecido num canto empoeirado de uma garagem desarrumada. Sebastian Gutsch não tinha perdido a esperança de algum dia encontrar uma moto de competição de 1935. Uma época em que os pilotos da BMW ganharam todas as medalhas que havia para ganhar. Gutsch suspeita que essas motos foram vítimas do desejo por fama e glória e foram completamente destruídas nas corridas difíceis desses tempos.
... é o tesouro de outros.
... é o tesouro de outros.
Gutsch encontrou finalmente uma R 5 e uma R 68. Ele tem a certeza de que a sua R 5 é a moto de corrida original que Endre Kozma levou à vitória nos campeonatos húngaros. Ele encontrou a R 68 através de um amigo que a viu na Grécia. Estava em muito mau estado. Mas estava à venda. Gutsch partiu imediatamente para a Grécia na sua velha carrinha Ford Transit. Quando finalmente pôs os olhos na moto, ele sabia que tinha descoberto ouro. Ele agora conduz a moto pela Europa, onde acampa com amigos. Então, o Sebastian Gutsch só tem motos antigas? Na verdade, a única moto moderna na sua coleção é uma R80 G/S. Mas até essa seria considerada por muitos como antiga.