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A automatização do controlo da embraiagem e das passagens de caixa oferece uma experiência de condução totalmente nova.

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Mais prazer, menos fadiga

O Assistente na Passagem de Caixa Automático convence graças à sua conceção inteligente em que dois atuadores eletromecânicos automatizam o controlo da embraiagem e das passagens de caixa da transmissão convencional de seis velocidades. Não é necessário acionar a manete de embraiagem, o que simplifica os arranques, as paragens e as manobras. Existe também um grande foco na própria experiência de condução com o Assistente na Passagem de Caixa Automático (ASA), devido às suas passagens de caixa rápidas, baseadas na rotação e carga do motor. O Assistente na Passagem de Caixa Automático cria também uma ligação ainda mais direta ao potente motor Boxer, porque o controlo preciso da embraiagem simplifica ainda mais o controlo do prazer de condução, recorrendo ao punho do acelerador e seletor de mudanças. 

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Modo de engrenagem “M”

No modo "M", o condutor realiza as passagens de caixa, como habitual, através do seletor de mudanças. Desta forma, pode decidir quando trocar a mudança. Se a rotação da mudança pretendida estiver dentro dos valores máximo ou mínimo de rotação, então a passagem de caixa é realizada diretamente. Se a rotação baixar para além dos valores mínimos da respetiva mudança, então a redução é realizada automaticamente no modo manual, para evitar que o motor se desligue. 

Modo de engrenagem “D”

O Assistente na Passagem de Caixa Automático revela toda a sua essência no modo "D". As passagens de caixa automáticas realizadas na perfeição, com uma suave interrupção da tração, resultam numa aceleração eficiente da moto e contribuem para uma estabilidade de condução excecional. Por exemplo, ao engrenar, o solavanco produzido durante a transmissão manual tradicional é bastante reduzido, eliminando o risco de contacto entre os capacetes do condutor e passageiro. E, graças ao moto Boxer potente, arrancar também se torna muito mais fácil em todo-o-terreno e em piso inclinado, com o melhor controlo da moto. No modo "Dynamic", o destaque é, em grande parte, canalizado para o prazer de conduzir. 

Condução descontraída com controlo total

As reduções também são muito suaves, para criar a mínima perturbação possível na suspensão. Os diferentes Modos de Condução garantem uma engrenagem perfeita, o que, aliado ao Cruise Control Adaptativo ou ao Aviso de Colisão Frontal, traz o futuro do motociclismo para a atualidade. Conduzir com o Assistente na Passagem de Caixa Automático também proporciona uma experiência mais descontraída, que pode ser desfrutada de forma mais intensa, porque exige menos concentração para acionar a manete de embraiagem e rodar o punho do acelerador, sem perder o controlo da condução. 

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Atuadores eletromecânicos para a embraiagem e mecanismo de engrenagem através de um controlo eletrónico engenhoso. 

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Unidade de comando da transmissão

Unidade de comando da transmissão

Dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente assumem o controlo da embraiagem e do mecanismo de engrenagem, simplificando o arranque e a automatização das passagens de caixa. O pedido do condutor para engrenar uma mudança é transmitido para o controlo através de um sensor no seletor de mudanças, acionado pelo seletor de mudanças convencional. Existem sensores adicionais que determinam a rotação do veio primário de entrada da transmissão e da posição da embraiagem. Estes valores são transmitidos para a TCU (unidade de comando da transmissão), que está ligada diretamente à unidade de comando do motor, para modelar e regular a embraiagem, acionar a engrenagem e controlar o estado. A embraiagem é acionado por um atuador eletromecânico conjugado com um sistema hidráulico com uma ligação hidráulica direta entre o cilindro principal e secundário da embraiagem. O atuador regula o deslizamento necessário da embraiagem, aciona a embraiagem durante as passagens de caixa e abre a embraiagem quando a moto pára. 

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Resumo das vantagens do Assistente na Passagem de Caixa Automático (ASA)

  • Durante a condução não é necessário acionar a embraiagem.
  • Passagens de caixa dinâmicas e confortáveis para uma experiência de condução ainda mais intensa.
  • Seleção das mudanças automática ou manual.
  • Ajuste automático das passagens de caixa conforme as pretensões do condutor, para um estilo de condução mais dinâmico no modo automático "D".
  • Eliminação do possível desligar do motor devido a uma incorreta seleção da caixa de velocidades.
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Motos BMW com integração do Assistente na Passagem de Caixa Automático

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