O Assistente na Passagem de Caixa Automático (ASA)
O novo Assistente na Passagem de Caixa Automático da BMW Motorrad, abreviado para ASA, uma solução técnica inovadora para simplificar a condução na tua moto e também para a tornar mais confortável. A automatização do controlo da embraiagem e das passagens de caixa intensifica a experiência de condução sem afetar a dinâmica emocional essencial das passagens de caixa. O Assistente na Passagem de Caixa Automático é a evolução lógica e técnica do Assistente na Passagem de Caixa Pro da BMW Motorrad.
A automatização do controlo da embraiagem e das passagens de caixa oferece uma experiência de condução totalmente nova.
Mais prazer, menos fadiga
O Assistente na Passagem de Caixa Automático convence graças à sua conceção inteligente em que dois atuadores eletromecânicos automatizam o controlo da embraiagem e das passagens de caixa da transmissão convencional de seis velocidades. Não é necessário acionar a manete de embraiagem, o que simplifica os arranques, as paragens e as manobras. Existe também um grande foco na própria experiência de condução com o Assistente na Passagem de Caixa Automático (ASA), devido às suas passagens de caixa rápidas, baseadas na rotação e carga do motor. O Assistente na Passagem de Caixa Automático cria também uma ligação ainda mais direta ao potente motor Boxer, porque o controlo preciso da embraiagem simplifica ainda mais o controlo do prazer de condução, recorrendo ao punho do acelerador e seletor de mudanças.
Modo de engrenagem “M”
No modo "M", o condutor realiza as passagens de caixa, como habitual, através do seletor de mudanças. Desta forma, pode decidir quando trocar a mudança. Se a rotação da mudança pretendida estiver dentro dos valores máximo ou mínimo de rotação, então a passagem de caixa é realizada diretamente. Se a rotação baixar para além dos valores mínimos da respetiva mudança, então a redução é realizada automaticamente no modo manual, para evitar que o motor se desligue.
Modo de engrenagem “D”
O Assistente na Passagem de Caixa Automático revela toda a sua essência no modo "D". As passagens de caixa automáticas realizadas na perfeição, com uma suave interrupção da tração, resultam numa aceleração eficiente da moto e contribuem para uma estabilidade de condução excecional. Por exemplo, ao engrenar, o solavanco produzido durante a transmissão manual tradicional é bastante reduzido, eliminando o risco de contacto entre os capacetes do condutor e passageiro. E, graças ao moto Boxer potente, arrancar também se torna muito mais fácil em todo-o-terreno e em piso inclinado, com o melhor controlo da moto. No modo "Dynamic", o destaque é, em grande parte, canalizado para o prazer de conduzir.
Condução descontraída com controlo total
As reduções também são muito suaves, para criar a mínima perturbação possível na suspensão. Os diferentes Modos de Condução garantem uma engrenagem perfeita, o que, aliado ao Cruise Control Adaptativo ou ao Aviso de Colisão Frontal, traz o futuro do motociclismo para a atualidade. Conduzir com o Assistente na Passagem de Caixa Automático também proporciona uma experiência mais descontraída, que pode ser desfrutada de forma mais intensa, porque exige menos concentração para acionar a manete de embraiagem e rodar o punho do acelerador, sem perder o controlo da condução.
Atuadores eletromecânicos para a embraiagem e mecanismo de engrenagem através de um controlo eletrónico engenhoso.
»Unidade de comando da transmissão
Unidade de comando da transmissão
Dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente assumem o controlo da embraiagem e do mecanismo de engrenagem, simplificando o arranque e a automatização das passagens de caixa. O pedido do condutor para engrenar uma mudança é transmitido para o controlo através de um sensor no seletor de mudanças, acionado pelo seletor de mudanças convencional. Existem sensores adicionais que determinam a rotação do veio primário de entrada da transmissão e da posição da embraiagem. Estes valores são transmitidos para a TCU (unidade de comando da transmissão), que está ligada diretamente à unidade de comando do motor, para modelar e regular a embraiagem, acionar a engrenagem e controlar o estado. A embraiagem é acionado por um atuador eletromecânico conjugado com um sistema hidráulico com uma ligação hidráulica direta entre o cilindro principal e secundário da embraiagem. O atuador regula o deslizamento necessário da embraiagem, aciona a embraiagem durante as passagens de caixa e abre a embraiagem quando a moto pára.
Resumo das vantagens do Assistente na Passagem de Caixa Automático (ASA)
- Durante a condução não é necessário acionar a embraiagem.
- Passagens de caixa dinâmicas e confortáveis para uma experiência de condução ainda mais intensa.
- Seleção das mudanças automática ou manual.
- Ajuste automático das passagens de caixa conforme as pretensões do condutor, para um estilo de condução mais dinâmico no modo automático "D".
- Eliminação do possível desligar do motor devido a uma incorreta seleção da caixa de velocidades.