Departed.
A equipa da Custom Works ZON, localizada no Japão, já recebeu diversos prémios pelas suas motos personalizadas. Com a “Departed”, Yuichi Yoshizawa e Yoshikazu Ueda voltaram a agitar o panorama da personalização. O coração desta moto é o protótipo de um tipo de motor Boxer completamente novo.
Profile description
Departed
Custom Works ZON
Yuichi Yoshizawa, Yoshikazu Ueda
2018
Land Speed Racer
Uma Land Speed Racer apelativa.
Uma Land Speed Racer apelativa.
Desta vez foi muito diferente. Geralmente, um personalizador reconstrói uma moto existente e dá-lhe uma imagem única. Depois, o cliente admira o efeito do antes e depois. E, frequentemente, fica espantado. Mas para este projeto, o personalizador Yuichi Yoshizawa não tinha qualquer base. Contudo, a única coisa que tinha era este coração, o protótipo de um novo tipo de motor Boxer. A tarefa era construir uma moto única para o motor.
Yuichi Yoshizawa
Custom Works ZON
Forte presença, grande desafio.
Quando o motor chegou à Custom Works ZON, Yuichi ficou surpreendido. O personalizador japonês não estava à espera da imponente presença do motor Boxer. Tanto a geometria exterior, como os elementos visíveis, evocam os motores Boxer que a BMW Motorrad construiu até final dos anos 60. Os tubos cromados protegem as hastes que funcionam sobre os cilindros. Como os cilindros opostos e salientes são característicos do motor Boxer, ele considera que o design do quadro e da ciclística são uma tarefa de importância vital. Ele enfrenta o desafio e realiza um exame de consciência. Yuichi imagina rodar a fundo com este motor. E, de repente, tem uma ideia: quer criar uma Land Speed Racer.
Uma partida surpreendente.
Começa assim uma fase muito demorada para o personalizador e para o seu colega Yoshikazu Ueda. Desde o início de agosto até final de novembro, eles fecham-se na oficina e, em conjunto, soldam e aparafusam uma moto que ainda não existe. Sentem-se muito orgulhosos, só de pensarem neste projeto. “Tivemos acesso ao novo motor antes de todos os outros. Tivemos a honra de criar uma moto personalizada para ser alimentada por este motor. Vão ficar todos surpreendidos; é uma sensação fantástica”, diz Yuichi. Alguns dias depois, no início de dezembro, a moto viu a luz do dia, pela primeira vez, na exposição Yokohama Hot Rod Custom Show, no Japão. Rapidamente recebeu o prémio “Best of Show”. Um projeto tão desafiante, uma moto tão única precisa de um nome diferenciador: “Departed” – uma partida com um toque positivo. “Parece que vamos embarcar numa nova viagem”, diz Yuichi.
Técnicas artesanais realizadas no Japão.
Técnicas artesanais realizadas no Japão.
A assinatura ZON está bem patente: design clássico, técnicas de produção modernas e muito trabalho artesanal com pormenores muito cuidados. Tudo com a elevada qualidade japonesa. A silhueta muito baixa da moto evoca os modelos que Ernst Henne utilizou nas décadas 20 e 30, para bater os recordes. O personalizador centra-se, especialmente, na linha que dá forma à moto, desde o início do depósito até ao fim do banco. As grandes jantes, com 21 polegadas na dianteira e 26 polegadas na traseira, são maquinadas a partir de alumínio e montam pneus relativamente estreitos. O braço oscilante e a forquilha trapezoidal foram maquinados a partir de uma peça única e fixados com uma suspensão oculta no quadro tubular. O motor fica suspenso num quadro com uma estrutura construída de forma elaborada. O depósito, o banco e a carenagem frontal são feitos à mão a partir de chapa metálica.
A MOTO EM PORMENOR
Custom Works ZON
Depósito e cobertura do banco da Custom Works ZON, banco da kuureiyonsoku
Forquilha Custom Works ZON, amortecedor Manitou, travão dianteiro da Kustom Tech, jante da roda dianteira (2.15 x 21 polegadas) da Satsuma Cycle Works (desenhada pela Custom Works ZON)
Braço oscilante da Custom Works ZON, amortecedor ZF Sachs, travão da roda traseira Kustom Tech, 3.5 x 26 polegadas da Satsuma Cycle Works (desenhada pela Custom Works ZON)
Construído manualmente pela Custom Works ZON, cada cilindro tem um silenciador curto (não estão ligados entre si)
Konan Bankin, linhas pelo Mr. G
Ignição da Silent Hektik, carburador Dellorto (PHM 40)
O RECREIO ONTEM E HOJE
Desde a sua infância que Yuichi Yoshizawa é um apaixonado pelas motos: “Quando era pequeno, ia sempre para a loja de motos do bairro. Era o meu recreio”, recorda-se. Depois de completar a secundária, Yuichi tentou vários trabalhos. Mas continuava insatisfeito. “Aos poucos, foi crescendo a ideia de que tinha de fazer alguma coisa que gostasse. Então, abri a minha oficina com o Ueda, o meu colega da secundária”.
Visto de todos os ângulos.
Os dois passaram muito tempo a olhar para a moto, de todos os ângulos possíveis, antes de começarem o seu trabalho, para conseguirem uma estética única. A modificação começa na mente. Primeiro, os personalizadores decidem a dimensão das jantes. “Isto é muito importante para determinar a natureza da moto”, afirma Yuichi. Depois vem o quadro e, por fim, vem a parte exterior, com todos os componentes essenciais da estrutura da moto. Uma grande vantagem da Custom Works ZON: a equipa cria o design e fabrica as suas próprias peças. “O aspeto mais importante é que todas as peças têm de funcionar de forma adequada. As nossas motos caracterizam-se por um design cuidado e uma excelente funcionalidade”. Claro que esta máxima também se aplica à “Departed” mesmo que tenha sido um processo diferente. Antes e depois. O deslumbramento é enorme.