A CONCEPT R 18 GANHA VIDA.

Conceito personalizado da BMW revelado na Villa d’Este.

É uma estreia mundial que a cultura “custom” há muito tempo aguardava – um conceito personalizado da BMW Motorrad equipado com o protótipo de um novo motor boxer – uma moto com a maior cilindrada alguma vez produzida num motor boxer. Denominada apenas como “Concept R 18”, esta moto pura, minimalista e simples deixa transparecer um pouco do que vai surgir no segmento cruiser.

Este protótipo da cruiser foi a estrela do Concorso.

Este protótipo da cruiser foi a estrela do Concorso.

Já se tornou quase uma tradição a BMW Motorrad apresentar estudos de design arrebatadores no evento Concorso d’Eleganza Villa d’Este, que decorre em Itália, em maio, nas margens do Lago Como. Nos últimos anos, os visitantes do mais exclusivo “concurso de beleza”, para carros e motos históricos, assistiram a contribuições fantásticas do departamento de design da BMW Motorrad. Entre elas incluem-se a Concept Ninety, uma homenagem à R 90 S original, a “bagger” de seis cilindros, a Concept 101, e a R 5 Hommage, um tributo ao original e icónico modelo de 1936.

+ Ler mais

Os entusiastas do crescente segmento cruiser revelaram um interesse significativo em duas motos personalizadas, absolutamente fascinantes, reveladas por reputados construtores do Japão e EUA, que recorreram ao protótipo do grande motor Boxer da BMW Motorrad. Os construtores, CUSTOM WORKS ZON e Revival Cycles, tiveram carta branca para realizarem as suas próprias interpretações de como poderia ser uma moto personalizada com um motor Boxer de grande cilindrada. E o impressionante resultado materializado nos modelos “Departed” e “Birdcage” levantou a questão aos entusiastas deste movimento: qual seria a estética e a sonoridade de uma moto BMW Motorrad verdadeiramente “construída à mão”?

+ Ler mais

Não fiques para trás, subscreve a nossa newsletter agora.

«
Uma moto é o maior acessório que podes usar. Ser o mais rápido não é importante.
»

Edgar Heinrich

Responsável de Design da BMW Motorrad

Bem, acabou a espera, e a julgar pela entusiástica reação dos visitantes que viram (e ouviram!) a sua apresentação no evento de celebração do 90º aniversário do “Concorso”, a Concept R 18 está pronta para conquistar os corações e as almas de muitos fãs espalhados por todo o mundo, para quem o legado e a história são fatores importantes, mesmo que seja na interpretação moderna de uma cruiser. Igualmente entusiasmante é o facto de a BMW Motorrad apresentar um modelo cruiser, de produção em série, equipado com o motor Boxer de grande cilindrada no ano de 2020. Se as linhas e as prestações forem de alguma forma semelhantes à Concept R 18, então os fãs das motos personalizadas vão ter uma grande surpresa.

+ Ler mais
«
Temos uma história que faz inveja a muitos fabricantes e é ótimo tirarmos partido disso.
»

Edgar Heinrich

Responsável de Design da BMW Motorrad

Essencial e elegante, o estilo BMW Motorrad.

Essencial e elegante, o estilo BMW Motorrad.

Basta apreciar as linhas da Concept R 18 para perceber que a vontade de criar uma moto personalizada genuína, pura e construída à mão, levou os designers a procurar inspiração no passado longínquo da marca. Sem dúvida que estes talentosos entusiastas – muitos dos quais “cortam” motos nos tempos livres – fizeram justiça ao seu trabalho quando revelaram pela primeira vez a R 5 Hommage em 2016, precisamente, 80 anos após a estreia do lendário boxer desportivo. Mas este segmento pede motores grandes, por isso se a unidade de 500 cc da R 5 original não é a mais adequada (segundo os padrões atuais), então recorremos ao motor Boxer de maior cilindrada, alguma vez utilizado numa moto, para criar o conjunto adequado.

+ Ler mais
«
Há muito tempo que a BMW tinha decidido criar uma moto heritage com um motor Boxer de grande cilindrada.
»

Michael Eder

Design BMW Motorrad

Reduzida de forma absoluta e pura ao que é essencial.

Reduzida de forma absoluta e pura ao que é essencial.

Com uma entusiasmante relação, bem evidente, entre a já referida moto Hommage e a futura moto de produção em série, a Concept R 18 revela um equilíbrio perfeito entre presença, atitude e compromisso. A atenção recai, incontornavelmente, no grande motor Boxer, com dimensões muito superiores à unidade de 500 cc utilizada na moto de exposição Hommage, e concebido para marcar uma posição clara. Foram escolhidas as icónicas jantes de raios (21” na dianteira e 18” na traseira) para equilibrar as proporções consideráveis. A imagem geral da mais recente moto de exposição transmite atitude e presença. Os coletores modificados e a saída de escape, de estilo rabo de peixe, contribuem para a estética personalizada e artesanal.

+ Ler mais

Baixa e comprida, com ângulo de direção bem marcado e sóbria, a Concept R 18 revela toda a sua beleza, com as tampas das cabeças dos cilindros em alumínio polido, o discreto tratamento de cor no motor, o depósito e a forquilha em forma de gota e zonas de linhas decorativas manuais, com efeitos de amarelo-dourado na base das camadas de pintura. As superfícies metálicas foram sujeitas apenas a três tratamentos – foram escovadas, pintadas ou polidas, para criar uma estética simples e autêntica – enquanto os icónicos pneus RILLE, da Metzeler, apresentam um padrão de rasto personalizado e um tratamento especial de cor nas paredes laterais. Quem conhece bem as motos BMW da década de 50, vai reconhecer o banco de estilo Pagusa, com o logótipo gravado e zona da pele martelada.

+ Ler mais

Condução simples que alimenta a alma.

Condução simples que alimenta a alma.

Veio de transmissão exposto, suspensão traseira cantiléver, duplo carburador Solex proveniente do automóvel BMW 2002, farol LED, inspirado num modelo Bosch dos anos 50 e instalado entre as bainhas da forquilha, sem comutadores visíveis. A lista não tem fim e quando admiramos a Concept R 18 (como a placa de motor revela de forma orgulhosa) encontramos sempre muitas surpresas. Não restam dúvidas. É a continuação de uma história que começou com a R 5 Hommage, mas agora o mais entusiasmante é para onde esta história nos leva: não é pela estrada da alta tecnologia, segue antes por um caminho mais exclusivo, autêntico e, porque não dizê-lo, emocional. Chegou o momento de abrandar e apreciar a paisagem?

+ Ler mais

Uma obra-prima feita de titânio.

A Revival Cycles apresenta o grande motor Boxer com a sua Birdcage.

Saber mais
Motos adequadas.
spinner