Uma História, inúmeras histórias

As pessoas que definem a história das motos BMW Motorrad quebram as normas. Tudo começou com o construtor chefe Max Friz, que concebeu a primeira moto BMW Motorrad, apresentada na exposição automóvel alemã em 28 de setembro de 1923. Seguiram-se construtores, pilotos, pensadores que também desafiaram o status quo. Em 1924, Rudolf Schleicher foi um dos principais reponsáveis pelo desenvolvimento do motor da BMW R 37, o primeiro modelo desportivo da BMW Motorrad. Em 1937, Ernst Jakob Henne quebrou o recorde de velocidade numa BMW 500 Kompressor com carenagem integral alcançando os 279,503 km/h. Em 1939, Georg "Schorsch" Meier foi o primeiro não britânico a ganhar a Senior TT na Ilha de Man montado numa BMW Kompressor. Ainda hoje todos os envolvidos continuam a pensar no futuro e desenvolvem, por exemplo, novos conceitos de veículo com base em novos sistemas de propulsão.

+ Ler mais

100 anos numa só imagem

100 anos numa obra de arte: este motivo mostra os destaques da história de 100 anos da BMW Motorrad de forma lúdica e ilustrativa. Os marcos históricos que podes descobrir: o motor Boxer, a pose de vencedor do Paris-Dakar, o modelo de aniversário com laço, a fábrica do BMW Group em Berlim e muitos mais.

+ Ler mais
« 

Your story makes ours complete x 100 years

 »

Max Friz –
Construtor chefe a partir de 1917

A partir de 1917, Max Friz é construtor chefe da BMW e vira-se para a sua grande paixão: o desenvolvimento da moto. Em apenas quatro semanas, põe em papel o desenho completo da construção. Em setembro de 2023, a sua visão, a BMW R 32, é apresentada na exposição automóvel alemã. O resto é História.

Hans A. Muth
Primeiro designer a partir de 1971

Com Hans A. Muth, há pela primeira vez, a partir de 1971, um designer na BMW Motorrad. É ele que leva a sua paixão pela velocidade para a estrada em 1973, com a primeira Superbike da BMW Motorrad. A R 90 S impressiona com o seu estilo. Seguem-se inúmeros ícones de estilo no histórico dos produtos da BMW Motorrad.

Edgar Heinrich
Vice-presidente de design a partir de 2012

Foi sob a direção de Edgar Heinrich, a partir de 2012, que, além de muitas outras motos, surgiu a ícone das enduro de turismo, a BMW R 1200 GS ou a superdesportiva S 1000 RR. Mas ele também se mantém focado na mobilidade elétrica, por exemplo, no desenvolvimento da scooter elétrica CE 04 de vanguarda ou de visões como a Vision AMBY 2022.

Dois modelos de colecionador pelo jubileu

Dois modelos de colecionador pelo jubileu

Em 2023, celebramos a nossa História com dois modelos de edição: a BMW R 18 100 Years e a BMW R nineT 100 Years. A R nineT evoca a R 75/5 de 1969 com o seu depósito cromado e a técnica paint-on-chrome. Com o seu depósito em forma de gota, a R 18 retoma o design da R 5 de 1936. Os dois modelos de colecionador estão limitados a 1923 unidades cada.

+ Ler mais

100 anos de estilo e acessórios

Estes combinam na perfeição com o jubileu: o nosso vestuário, acessórios e equipamento opcional da edição 100 Years. As peças são inconfundíveis, por exemplo, através de pormenores únicos, costuras especiais ou formas retro. Acessórios como bolsas e tapetes de moto podem ser reconhecidos pelo emblema dos 100 anos, entre outros, e estão disponíveis em diversas versões e tamanhos. Descobre aqui uma seleção de produtos da edição 100 Years.

+ Ler mais

A História continua

spinner